terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vestibular: como decidir a profissão?



Como eu disse no primeiro post, algumas coisas que eu pensava na época do meu vestibular se mostraram totalmente erradas. Eu tentava buscar informações, lia guias de profissões, fiz testes vocacionais. Mas algumas coisas ninguém nunca me disse.

Por exemplo... será mesmo que os testes vocacionais vão te ajudar a decidir alguma coisa? Eu fiz 2. Um em forma de prova escrita, onde eram medidas as habilidades e a vocação com base nas respostas. Achei ele bem razoável, mas haviam coisas que não me agradaram. O outro na verdade era a orientação da psicóloga da minha escola. E aí pior minha insegurança. Ambos deram a mesma faculdade: Direito.

Então qual era o meu problema? É que além de nunca ter tido aquela "paixão" utópica por alguma área nos testes frequentemente me deparava com perguntas que me deixavam muito na dúvida. E eles eram exatamente na área que media a "vocação". Será que marcar uma letra em uma múltipla escolha totalmente sem convicção conta? Afinal era isso que ia decidir tudo. E esse problema tive nos 2 lugares. Embora a psicóloga não tenha me apresentado múltiplas escolhas, fazia algo terrível: me mandava fazer uma lista de profissões e ir diminuindo aos poucos.

Bom... eu tenho 100% de certeza de que se estivesse fazendo os testes em outros dias marcaria respostas diferentes e escolheria questões diferentes. E essa é a questão: a gente sempre está mudando.

Pior: na época eu era muito jovem. Nem sabia quem eu era. Só consegui achar mesmo uma identidade muito depois. Não conhecia pessoas extremamente importantes, não tinha pensado em certas coisas, não tinha tido as experiência que tinha que ter passado para crescer. Ou seja: aquele não era o "eu" que sou hoje e que iria me transformar mais cedo ou mais tarde. Como o teste podia dar certo?

Bom, não deu... se voltasse no tempo com certeza não teria escolhido Direito. Mas o fato é que precisamos tomar uma opção, mesmo que a maioria das pessoas não tenha maturidade o suficiente naquela idade.

E aí volta aquela conversa sobre ter várias decisões no resto da vida. Você sempre pode fazer outro vestibular, escolher uma área dentro daquela profissão que tenha mais a ver com você, fazer um MBA ou mestrado em outra carreira e unir seus conhecimentos, tentar concurso público, etc...

Então o que fazer para escolher bem? Não tem como escolher 100% bem, a não ser que você seja bem maduro ou tenha tido aquela paixão louca por uma atividade. Você vai se descobrindo com o tempo. Então o que fazer? Bom, vou explicar melhor depois, mas é muito importante você tentar saber de qual caminho será proposto a você no futuro. Não um caminho reto, mas cheio de entroncamentos lá na frente. O objetivo é dar o primeiro passo na direção "mais ou menos" certa. Acho que já é um ótimo começo, nã0?

Um comentário:

  1. É verdade! O pior é que temos que decidir na fase em que estamos mais confusos. Vou deixar minha experiência aqui:

    Passei a minha vida inteira em hospitais por dois motivos: minha mãe é enfermeira e eu vivia doente. Tinha plena convicção que queria ser médica (tb pensava em outras profissões como toda crinça). Mas ser médica era meu desejo mais forte. Era perfeito: eu já sabia muito sobre tudo, la livros de medicina desde pequena e ainda tinha sangue frio!

    Aos 10 anos conheci as maravilhas de um computador e resolvi que seria analista de sistemas da marinha. Sim, exatamente isso. Específica demais para uma criança de 10 aos, não? E a paixão por informática, programação e bites tomou conta do meu ser. Minhas decisões futuras foram baseadas nessa minha mudança aos 10 anos...

    Fiz ensino médio técnico em processamento de dados. APrendi a programar e a entender muito sobre computadores. Eu gostava daquilo.Fiz preparatório para a marinha! Ainda nem tinha idade para tentar a prova... vê se pode?

    Até então tudo estava fabuloso. Até que chegou a hora da verdade: o vestiular.

    Nem me preocupei com decisões. Eu seria analista de sistemas. Isso já estava decidido. Mas ninguém me avisou que eu tinha que ser MUITO ba em física e matemática para passar no vestiba. gora veja bem: eu não chegava a ser nem METADE de boa. Eu era MAIS que ruim! Era a pior. Eu zerava.

    Eu não era uma aluna ruim. Nunca fui: sempre fui esforçada, dedicada, fazia os exercícios de casa e sempre quis ser alguém... chegar a algum lugar. Eu gosto de estudar. Mas infelizmente números nunca foi meu forte. E enquanto eu zerasse matemática e física, não importava o quão bem em sabia programar em Pascal ou C+, eu continuaria sendo reprovada no vestibular.

    Segundo ano tentando vestibular. Já tinha acabado o segundo grau. Não entrei para nenhum cursinho mas recebi muitas apostilas do PH do Marcos (que estudou lá). Estudava muito em casa. Tinha aulas de reforço de matemática e física. Meu amigo era muito bom ensinando. Na hora eu entendia tudo. Depois não lembrava de mais nada. Meu cérebro tem algum problema.

    Não passei pela segunda vez e a esta altura eu estava MUITO frustrada. Não queria mais ver números na minha frente. Na faculdade eu continuaria estudando matemática e física massivamente. Parei e pensei: quero mesmo isso para a minha vida? Vou ser muito infeliz se eu continuar insistindo nisso. Preciso de um outro objetivo.

    E foi aí que eu realmente tive muitas dúvidas. Meu mundo estava totalmente diferente dos meus planos. Eu estava com alguns problemas e amadureci muito até então. Seria minha terceira e talvez última tentativa. Última porque eu me obriguei a tentar com todas as minhas forças. Tinha que ser agora!

    Primeiro selecionei tudo oque eu gostava. Fiz uma lista relativamente grande. Eliminei tudo o que tinha matemática/física/química. Fui eliminando até restar só alguns cursos. Percebi que minha aptidão era para a área de humanas. Tb eliminei cursos que só estavam disponíveis em universidades particulares. No final sobrou Letras. Sempre adorei português. Ainda poderia escolher mais uma língua. Mais dúvidas. Francês, italiano ou japonês?

    Acabei escolhendo Leras - Português/japonês.

    Fiz pré-vestibular por um semestre (intensivo). E dessa vez eu passei. Passei para as duas universidades que tentei, mas eu já tinha uma preferida :)

    Pensem bem antes de escolher e pesquisem tudo o que puderem sobre o curso, sobre as áreas, sub-áreas e todas as possibilidades que vocês terão naquilo que vocês escolherem. Errar é humano, mas é sempre bom economizar tempo acertando mais rapidamente, né?

    Boa sorte, vestibulandos!! Espero que vocês acertem de primeira :)

    ResponderExcluir