terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vestibular - parte II

Bom, como eu falei no post anterior, o vestibular muitas vezes pode gerar uma insegurança grande. E que nem sempre a solução está em fazer um teste e seguir cegamente o resultado. Bem, na verdade em boa parte das vezes sequer existe uma solução ótima.

Mas se a questão de vocação e aptidão não nos dão a resposta então o que fazer?

Com o passar do tempo fui vendo que muitas vezes informações secundárias podem fazer a diferença. Por isso separei algumas perguntas:

-Como quem você quer trabalhar? Mais individualmente, ou tendo mais contato com as pessoas, tendo o público bem a sua frente, ou mais longe...


-Em qual ambiente trabalhar? Ar livre, escritório, escola, universidade... as opções são muitas.


-O quanto o dinheiro conta para você? Você é capaz de fazer algo que não te empolgue muito, mas te dê muito dinheiro?

-Qual é a sua tolerância para "correr atrás"? Sim, existem áreas com maior necessidade de profissionais que outras. Caso você vá para uma área saturada, vai ter fazer um esforço imenso, possivelmente vai ter que passar alguns anos com problemas sérios de dinheiro... Não dá para comparar, por exemplo, um concurso público com mais de 10 mil inscritos com uma profissão onde o mercado corre atrás de especialistas. No primeiro caso a pessoa vai ter que se matar de estudar para um dia conseguir passar (geralmente um dia beeeeeem lá na frente). No segundo caso a pessoa terá sim que levar a sério, se esforçar, mas já tem a garantia de que se fizer tudo direitinho vai ter o seu lugar.

-O que você REALMENTE vai ter que estudar e fazer na faculdade? Quando fui fazer Direito não tinha a menor idéia de como iria estudar. Só me diziam que tinha que ler muito. Mas ler muito o que? E o que mais deveria fazer para ter sucesso? Não sabia nada disso, e essas são informações cruciais. Como hoje em dia a informação está muito difundida, tente procurar algum livro básico ou apostila sobre o assunto na internet. Se não tem vá a biblioteca de alguma faculdade de sua cidade e veja os livros da profissão em que você tem interesse. Procure se informar sobre o cotidiano dos alunos, que tipo de estágio fazem, pesquisas, etc...

-Como você deseja trabalhar? Horário fechado ou mais flexível? Professores geralment eganham conforme as horas de aula que dão, tem uma flexibilidade maior, podendo pegar muitas ou poucas turmas. Já outras profissões são mais complicadas, acaba sendo o esquema de horário fixo. Algumas profissões permitem que se faça o trabalho em casa. O que combina mais com você?

-Você quer ser um empregado ou trabalhar por si mesmo? Algumas profissões permitem o trabalho autônomo mais do que outras.

-Quais são seus talentos e possibilidades? Alguém que não vai bem em matemática terá muita dificuldade para ser aprovado em um vestibular para a área de exatas. Do mesmo modo, se você tem um talento destacado em uma determinada área é mais fácil que as portas se abram para você. Veja seus pontos fortes e fracos, Veja também a possibilidade em relação a relação candidato/vaga e se você tem condições financeiras de pagar um bom curso pré-vestibular. Tentar algo muito difícil quando você não tem um desempenho bom não vale muito a pena, a não ser que você realmente seja apaixonado por aquela profissão.

Bom, essas foram as perguntas que se respondidas podem ajudar pelo menos a dar um ponto de partida. Claro que ainda é muito importante saber quais matérias você gosta e vai melhor na escola, no que você tem talento. O ideal é tentar combinar: faça um teste vocacional, mas tente também saber mais sobre as profissões. Separe ao menos algumas que mais tem a ver com você. Isso não soluciona o problema, mas pelo menos melhora um pouco.

Um comentário: