segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O que fazer?



Lembro até hoje de quando estava no terceiro ano do ensino médio. Não tinha a menor idéia do que fazer, que profissão seguir. Sempre pensei que fosse mais ou menos como estar apaixonado: na hora que aparecesse a profissão "certa" o meu coração simplesmente pularia e algo mágico aconteceria. E aquela simples decisão iria decidir toda a minha vida. Bem, isso já foi há muito tempo e até hoje nunca senti nada assim. Pior, descobri que estamos constantemente em dúvidas do mesmo tipo daquelas que sentimos naquele momento.

Podemos até mesmo "acertar" de primeira e seguirmos na mesma profissão que escolhemos com 17 anos. Mas depois já vemos outros "dramas" dificílimos pela frente. Em qual área dentro daquela profissão devo me especializar? Quando e onde arrumar estágio? Devo seguir a vida acadêmica, tentar concurso ou arrumar um bom emprego na iniciativa privada? Todas essas são escolhas tão importantes quanto a primeira. Não duvide, você várias vezes terá que planejar seu futuro e decidir tendo poucas informações. Exatamente como no vestibular.

Enfim, o primeiro passo é saber que você deve ter um planejamento constante. E que informações úteis nunca são demais. Aliás, certamente elas sempre serão poucas.

Um comentário:

  1. Adorei!! Essa é a pura verdade! E é por isso que as empresas e sites de RH crescem tanto. Por isso que os testes vocacionais são sempre procurados. Adorei o blog!!! :)

    Bjos

    ResponderExcluir